Terça, 18 Abril 2023 08:14

Primeira Cirurgia Bariátrica de Parnaíba é realizada no Hospital Marques Basto

No último sábado, 15 de abril, foi realizada a primeira cirurgia bariátrica videolaparoscópica da cidade de Parnaíba, no norte do Estado do Piauí.

O momento histórico aconteceu no Hospital Dr. Marques Basto em uma paciente portadora de obesidade com índice de massa corpórea (IMC) de 41.

O método utilizado na Cirurgia Bariátrica foi o Bypass Gástrico. É uma cirurgia minimamente invasiva, realizada com anestesia geral, por meio da qual reduz-se parte do estômago e desvia-se o trânsito intestinal, de modo que o espaço para armazenamento de alimentos e a absorção de calorias seja diminuído. No Brasil esta técnica corresponde a 75% das cirurgias realizadas, consagrando-se como o método mais utilizado devido à eficácia e à segurança.

  

“O intuito da redução do estômago através do método Bypass gástrico é alterar o sistema digestivo para diminuir a quantidade de alimentos ingerida e a absorção de alguns nutrientes, reduzindo a quantidade de calorias absorvidas, contribuindo para a perda de peso”, explicou o médico cirurgião Rurion Charles de Souza Meneses.

Podem fazer a cirurgia pessoas com IMC superior a 40kg/m2 ou com IMC de 35 kg/m2, mas que já tenham registrado algum problema de saúde em decorrência do excesso de peso.

Participaram da cirurgia os médicos Dr. Rurion Charles de Souza Menezes Cirurgião, CRM-PI 7571; Marlon Moreno da Rocha Caminha de Paula, cirurgião, CRM- PI 4208; Marlon Moreno da Rocha Caminha de Paula, cirurgião, CRM PI 4208;  Samuel Darcy, Anestesista,CRM-PI 4497; Iago Oliveira, COREN PI ENF 578306; Francisco Carvalho, Circulante, COREN PI Técnico 487170; Priscila Costa, Instrumentadora, COREN PI Técnica 1.077.558; Dr. Edgard dos Santos Véras Junior, Responsável técnico, CRM  PI  2278.