Projetos Sociais


O aspecto social está presente em todos os aspectos e atividades realizadas pela Sociedade de Proteção à Maternidade e a Infância de Parnaíba. O atendimento humanizado realizado pela equipe da Maternidade Marques Basto e do Hospital Mirocles Veras é referência no Norte do Estado, pois oferece tratamento humanizado, valorizando o ser humano e priorizando a qualidade de vida.

A equipe da SPMIP trabalha para estar alinhada às diretrizes de uma gestão moderna e atual, priorizando a responsabilidade social e ambiental, favorecendo, desta forma, seus diversos clientes, externos, internos e a sociedade em geral. Tudo isso sem distinguir credo, raça ou nacionalidade, sem preconceitos.

Entre as ações sociais estão a coleta de leite materno para o abastecimento do Banco de Leite, a brinquedoteca, que funciona como um espaço lúdico, terapêutico e pedagógico destinado à execução de atividades junto às crianças internadas e a ação de voluntários na Maternidade e no Hospital.

Na busca da humanização hospitalar, a inserção do voluntariado visa aprimorar as relações entre hospital e comunidade, como proposto no Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Outra atividade desenvolvida pela SPMIP é a Pastoral da Saúde que leva conforto espiritual aos pacientes e familiares internados no Hospital através da religião, com uma missa e visita aos leitos realizados semanalmente.

Datas importantes relacionadas à saúde são lembradas com atividades internas para alertar os pacientes da importância do cuidado com a saúde. A equipe da SPMIP costuma organizar atividades interativas para conscientizar a população dos riscos à saúde e dos hábitos que devem ser adquiridos para uma vida saudável.

As parcerias e convênios com faculdades demonstram a aproximação com a área acadêmica, visando à formação de profissionais capacitados e serviços de qualidade.

A direção da SPMIP também está constantemente preocupada com a capacitação de seus colaboradores. Nossa equipe participa de capacitações, seminários, palestras, congressos no Brasil inteiro para trazer o que há de melhor no atendimento materno-infantil para seus pacientes.