Sociedade de Proteção a Maternidade e Infância de Parnaíba SPMIP

 


A Sociedade de Proteção a Maternidade e Infância de Parnaíba – SPMIP – nasceu do ideal do médico Dr. Mirocles Veras que em 1940 fundou a Sociedade por acreditar na necessidade de uma rede hospitalar voltada para a saúde infantil às classes menos favorecidas. Mirocles Veras tomou como objetivo de vida oferecer um atendimento hospitalar de qualidade para os parnaibanos, e hoje seu sonho é referência no Estado, pela excelência dos serviços prestados.

A SPMIP é composta pela Maternidade Dr. Marques Bastos, pelo Hospital Infantil Dr. Mirocles Veras e pelo Ambulatório Francy Seligman. Após a morte de seu fundador, a SPMIP passou a ser gerida pelo Dr. Edgard Veras, filho de Mirocles Veras, que deu continuidade ao projeto do pai.

 

Edgar Veras era especializado em ginecologia e obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez parte da diretoria administrativa e clínica da instituição. Durante a sua gestão, a SPMIP cresceu, firmou-se como um dos maiores centros hospitalares da região Norte e inovou nos métodos utilizados, sendo referência em pioneirismo médico.

Após 73 anos de trabalho, esforço, dedicação do grupo que compõe a SPMIP, a instituição, hoje, é fundamental para a saúde dos parnaibanos. Os serviços prestados pela Sociedade são essenciais para garantir a saúde de milhares de pessoas que não podem contar com o serviço público de saúde.

Atualmente, a SPMIP realiza 70% dos partos realizados em Parnaíba, o que reflete a confiança da população nos serviços prestados pela instituição. Todo o recurso da SPMIP é investido em ações que visem seus objetivos sociais e ao fortalecimento do SUS.

Entre as especialidades e procedimentos realizados na SPMIP estão: obstetrícia, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica, neurologia, urologia, angiologia, cirurgia vascular, ortopedia, traumotologia, cardiologia e exames de imagem.

O conjunto de ações da SPMIP envolve uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fonoaudióloga, nutricionista, assistente Social, psicóloga e pedagoga, além da equipe administrativa, composta por administrador, consultores e escriturários, e da equipe de apoio administrativo. São 241 profissionais capacitados e empenhados em garantir o direito a saúde à população.

Uma historia de dedicação permite a SPMIP ter diferenciais, como a única Unidade Semi-intensiva Neonatal do norte do Piauí, atendimento de uma equipe de multiprofissionais, vacinação gratuita, registro on-line do recém-nascido, brinquedoteca, transporte de gestantes, Palestras de planejamento familiar, e uma série de outros serviços que fizeram da mesma, um ícone do atendimento materno-infantil no estado.

Tantas realizações trouxeram reconhecimentos para a instituição que é certificada como Hospital Amigo Da Criança – UNICEF e credenciado como Hospital para Atendimento à gestante de Alto Risco pelo Ministério da Saúde, além de ter ganho o Prêmio Uma Dose de Vida do Grupo ACHE.