Sexta, 10 Março 2023 08:55

No dia mundial do Rim prevenção é o destaque

Todos os anos a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena a campanha do Dia Mundial do Rim que acontece na segunda quinta-feira de março, neste ano acontecendo no dia 09 de março, com o tema da campanha “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos - Cuidar dos vulneráveis”

“A doença renal crônica é silenciosa e por esse motivo pacientes portadores de hipertensão, diabetes, obesidade, que são tabagistas, idosos ou que já possuem doenças renais na família devem estar atentos a sua saúde renal. Se você faz parte de algum desses grupos de risco procure um nefrologista para ter uma avaliação da sua função renal, que é feita através dos exames de creatinina e de urina”, explicou a médica nefrologista Marcela França.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que em 2040 a doença renal crônica possa ser a 5ª maior causa de morte no mundo, pois existe uma persistente lacuna de conhecimento sobre a doença, que não tem sido preenchida. Atualmente, a doença renal crônica atinge 1 em cada 10 pessoas. Estima-se que, no Brasil, mais de 20 milhões de pessoas sejam acometidas – e a maioria não sabe!!!

Previna-se! Para marcação de consulta no ambulatório de especialidades médicas Hospital Dr. Marques Basto ligue para (86) 3315 7000 ou 3315 7001.Hospital Marques Basto, nossa realização é cuidar de você!