Sexta, 25 Novembro 2022 11:19

Unacon HMB comemora os avanços do setor oncológico

 

O Setor de quimioterapia do Hospital Marques celebrou um ano de atividades na última quarta-feira, 23/11.  Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) desde 2016, o hospital iniciou a quimioterapia própria em outubro de 2021 fortalecendo as atividades já realizadas como atendimento clínico e cirurgias.

“A Unacon é do Hospital Marques Basto e temos um parceiro que é a Clínica João Silva Filho que durante esses anos vem atendendo com quimioterapia os pacientes oncológicos da Unacon e ampliando os serviços para os Parnaibanos e toda região da planície litorânea e Cocais nós colocamos nossa própria quimioterapia. E hoje, com membros do Ministério da Saúde também comemoramos o início das obras do prédio da radioterapia”, Mirocles Campos Veras, presidente do Hospital.

A obra do prédio onde funcionará a radioterapia tem previsão de conclusão em torno de um ano com a chegada do acelerador linear, um equipamento importado. “A obra deve ser concluída em um ano e finalizada com a chegada do acelerador linear para a radioterapia que é um tratamento complementar a quimioterapia. Quase 60% dos tipos de cânceres em algum momento precisam de radioterapia. A obra faz parte do programa de expansão da radioterapia do SUS”, reforçou Tiago Rodrigues Santos, coordenador nacional do Projeto de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde.

Com a chegada da radioterapia os pacientes não precisarão mais se locomover a capital Teresina ou outros estados do país em busca de tratamento oncológico por radioterapia. A Unacon  Hospital Marques Basto atende toda a região da Planície Litorânea e região dos Cocais no estado do Piauí e cidades dos estados do Ceará e Maranhão.

Em um ano a quimioterapia do Hospital Marques Basto atendeu 150 pacientes oncológicos e em 6 anos a UNACON atendeu 16.868 pacientes.

O evento contou com a presença de autoridades políticas, representantes do Ministério da Saúde, equipe do setor oncológico e corpo clínico do Hospital Marques Basto.