Quinta, 17 Novembro 2022 11:14

Novembro Azul e os cuidados com a saúde do homem são destaques no HMB

Durante o mês de novembro os cuidados de saúde são voltados ao púbico masculino, principalmente entre 45 e 69 anos de idade. A campanha Novembro Azul incentiva os exames de prevenção do câncer de próstata. E em parceria com a prefeitura de Parnaíba o Hospital Marques Basto disponibiliza 720 exames de PSA para a população da Planície Litorânea.
A campanha teve início no dia 03 de novembro e segue até dia 26 do mês corrente onde serão atendidos homens encaminhados pelas UBSs na faixa etária do público alvo.
“São 570 exames para homens em Parnaíba e 150 demais municípios da planície litorânea. O hospital através do Ambulatório de Clínicas Integradas, acolhe os homens para os exames e caso seja necessário, após o resultado do PSA outros exames serão realizados”, explicou Jakeline Costa Assistente Social da oncologia do Hospital Marques Basto.


O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.
“A cura do câncer de próstata e de outras doenças é possível com o diagnóstico precoce. Por isso é importante a prevenção e o novembro azul traz essa reflexão sobre o autocuidado, a prevenção”, reforçou Antonio Moreira, médico oncologista.
O Hospital Marques Basto, UNACON desde 2016, conta com atendimento clinico oncológico, cirurgias oncológicas, quimioterapia e em 2023 inicia os serviços de radioterapia.