Segunda, 10 Outubro 2022 08:33

Início das atividades do Outubro Rosa reúne colaboradores e convidadas no Hospital Marques Basto - Unacon

Em 2022 são esperados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, o mais incidente em mulheres em todo o mundo, segundo dados divulgados pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer).

O mês de outubro, dedicado à conscientização do câncer de mama, motiva o autoexame e a prevenção para um diagnóstico precoce da doença.  O Hospital Dr. Marques Basto, iniciou suas atividades nessa quinta-feira, dia 06, em um encontro entre as mulheres colaboradoras da instituição e convidados como a Mastologista Michelina Barroso, o Oncologista Antonio Moreira, Nutricionista oncologica Renata Meireles, psicóloga Kênia Araújo e pacientes oncológicas - Erenice Carvalho e Joyce Bezerra.

"A campanha do outubro rosa promove informação, conscientização, empoderamento e incentiva às mulheres a conhecer o seu corpo e não ter medo de buscar um diagnóstico precoce", reforçou a nutricionista Mikaelly Silva.

                         

Durante todo o mês serão realizadas atividades para o público como o mutirão da mamografia que alcançará todos os municípios da Planície Litorânea e um grande evento no dia 13 de outubro na Praça do Amor em Parnaíba a partir das 18h.

"Do dia 10 a 27 de outubro todos os municípios da Planície Litorânea participarão do mutirão da mamografia no Hospital Marques Basto.  Cada dia um município será contemplado e contará com palestras com profissionais da área. Teremos a Mastologista Michelina Barroso e o oncologista Antônio Moreira, além de toda a equipe multiprofissional da unidade de quimioterapia que estará presente no acolhimento a fim de esclarecer dúvidas a respeito do câncer de mama e tratamento. As vagas para a mamografia estão disponíveis no sistema de regulação nas UBS", explicou a assistente social Jakeline Costa.