Segunda, 07 Junho 2021 08:42

Dia Nacional do Teste do Pezinho

Por que o teste do pezinho é tão importante para a saúde do bebê?
O teste do pezinho faz parte do que chamamos de triagem neonatal, testes preventivos, que investigam diversas doenças. Todo bebê que nasce no Brasil tem o direito de realizar gratuitamente o teste do pezinho.


O Teste do pezinho é um exame realizado entre o terceiro e o quinto dia do nascimento do bebê e consiste na coleta de algumas gotinhas de san­gue do calcanhar em papel filtro especial. O exame é feito nesse local porque nele estão presentes muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue.
“Aqui no Hospital e Maternidade Marques Basto realizamos o teste do pezinho simples, gratuitamente de terça a sexta-feira. O teste é importante porque ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença meta­bólica. Isso acontece por causa da placenta, que fornece nutrientes e promove a filtra­gem de metabólitos tóxicos”, explicou a técnica responsável Erivania Ferreira de Araújo.
Erivania reforça que é importante amamentar a criança antes de fazer o teste para obter um diagnóstico mais fácil e com resultados mais preciso. Por ser rápido e pouco invasivo, o exame não causa riscos ao bebê.
Hospital e Maternidade Marques Basto, o único da região norte do Estado em atendimento de alta complexidade! Marque sua consulta pelo número (86) 3315 – 7000 (whatssap) ou (86) 3315 - 7001.